Companhia Paulista de Estradas de Ferro




Araras



KM 134,515

Inaugurada a 10/04/1877

Abandonada

Inaugurada em 1877, como ponta de linha, atendendo à então Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, com "duas cadeiras de instrucção publica para ambos os sexos. Tem 5.495 habitantes, sendo 2.065 escravos. Vila em 1871. A boa qualidade das terras para a lavoura do café explica o rapido desenvolvimento desta povoação.". O primitivo galpão de madeira foi substituído em 1882, pelo prédio que viria a ser o definitivo, tendo este sido reformado várias vezes, a última delas nos anos 20, tomando a forma atual. O primeiro prédio a ser utilizado somente como armazém foi entregue em 1887. Em 1924, o segundo armazém foi construído. Os dois prédios estão no local hoje. Ao lado da estação foi construída a fábrica da Nestlé, que utilizou a estação para receber óleo combustível até quase 1990. Em fevereiro de 1977, o trem de passageiros passou por Araras pela última vez, em direção a Cordeirópolis. Depois de fechada, nos anos 80, foi abandonada. Em 1991, a Nestlé, encostada na estação, promoveu a restauração da mesma, mas um ano depois ela já estava novamente abandonada, sem conservação da Prefeitura nem da Fepasa. Hoje, está completamente abandonada e depredada, sem portas ou janelas, e com paredes internas caídas. Os trilhos foram mantidos até a estação; daí para a frente, em fins de 1998, foram arrancados. Um relato de 04/02/1999, de Rodrigo Cabredo, diz: "As casas de funcionários da Paulista que ficavam na frente da estação de Araras foram quase todas mutiladas. Trocaram as janelas de madeira por modernas e pequenas janelas do tipo "Sasasaki". A mais bonitinha escapou. A estação, então, nem se fala! Como arrancaram os trilhos, a terra ficou nua e o mato cresceu a uma altura de três metros! Isto é que é respeito ao patrimônio..".Em abril de 2000, a Prefeitura da cidade desapropriou a área, prometendo a restauração da estação e dos armazéns. (Ralph Mennucci Giesbrecht – do seu livro "A Estrada do Mogy-Guassú – A História dos ramais ferroviários de Descalvado e de Santa Veridiana")


julho de 1992





julho de 1999